sábado, 9 de outubro de 2010

JusBrasil em 30/09/2010: "Defensoria Pública do Estado contará com Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa"


Tocantins

A Defensoria Pública do Tocantins contará agora com o Núcleo Especializado de Atendimento à Pessoa Idosa - NEAPI. Criado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, a resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 21.

O NEAPI terá, entre outras finalidades, desenvolver ações de prevenção à violência com atendimento especializado de orientação e assistência jurídica, psicológica e social ao idoso e sua família; aplicar métodos e técnicas de mediação, que busquem soluções pacíficas para os conflitos; receber, anonimamente ou não, denúncias e reclamações de quaisquer formas de discriminação, desrespeito ou maus-tratos e encaminhá-las à Rede de Proteção ao Idoso e realizar oficinas de capacitação para cuidadores de idosos.

O NEAPI será composto por, pelo menos, um Defensor Público, dois assistentes sociais, um psicólogo e estagiário. A Defensoria Pública já conta com o Centro Integrado de Atenção e Prevenção da Violência Contra a Pessoa Idosa CIAPI, que realiza atendimento baseado no

Estatuto do Idoso e visa os interesses das pessoas carentes da melhor idade. O CIAPI funciona na Defensoria Pública de Palmas, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas.

O coordenador do Núcleo Especializado de Atendimento à Pessoa Idosa é o defensor público Freddy Alejandro Solorzando que coordena também o Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Pessoa Idosa.

Núcleos 
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins conta com núcleos de atendimentos específicos como o Núcleo da Infância e Juventude, Núcleo da Mulher e Núcleo do Idoso. A finalidade é assegurar serviços especializados as pessoas que se encontram em situação de risco pessoal e social, atendendo casos de competência da justiça estadual.

Fonte: JusBrasil.

Nenhum comentário: