quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Discurso de Formando em Direito da UFSC


Muito bom o discurso do formando em Direito na UFSC, Rodrigo Zimmermman, aparentemente proferido em 2008. Fiquei curioso em saber por onde anda este excelente orador.

Interessante notar que Santa Catarina é um Estado que vergonhosamente se recusa a cumprir a Cosntituição Federal e criar sua Defensoria Pública.

Mas vamos ao belo discurso de Rodrigo:




Ilustre Senhor Representante do Magnifico Senhor Reitor, Ilustre Senhora Diretora do Centro de Ciências Juridicas, Demais autoridades presentes, Senhoras e Senhores.

Meus queridos amigos, nem que eu tivesse vários dias nessa tribuna poderia dizer o que vocês merecem ouvir. Eu queria poder falar de cada um de vocês, mas eu só tenho cinco minutos para falar de nossos cinco anos. É muito pouco tempo mas eu prometo que vou tentar. 

Cá chegamos muito jovens... ingênuos... irresponsáveis... mergulhados no mais impressionante desvaneio da inocência. Proveniente dos aconchegantes lares de nossos queridos pais, estes que nos vêm com os olhos araguados, eis chegou o momento por eles tanto aguardado. O dia em que nós, seus filhos, começamos a caminhar com as nossas próprias pernas, carregando os nossos fardos com as nossas próprias mãos, esbravejando todo amor com as nossas próprias vozes.
 
Meus queridos, amizades construímos, bem querer nós repartimos. E com que mais nos deparamos nesses nossos cinco anos? Com isto: uma vocação. Mais do que isso. Uma missão. A mais nobre de todas, fazer Justiça. E que diabos é isto?
 
Certamente meus queridos, não é ser um juiz leiloeiros de destinos, que anos leve quando não se negue o remédio para o doente, liberdade ao inocente ou só um rumo ao pobre errante. Não é ser um promotor e denunciar pessoas a esmo, postar o dedo em riste, apaixonar-se pela ira e promover somente a cólera. Tampouco é ser advogado embusteiro do juízo, defensor do prejuízo, que no papel escreva 20 e do coitado leve 50.
 
Não meus queridos, Justiça nós faremos quando dissermos a verdade, calarmos a mentira e findarmos todo abuso. Justiça nós faremos quando em frente à corrupção formos além da indginação e exigirmos condenação. Justiça nós faremos quando as mãos dermos aos pobros pra acabar com a tirania e desinfetar nossa República de toda esta anarquia. Justiça nós faremos quando abraçarmos a tolerância e negarmos a ignorância, quando beijarmos sem vergonha e batermos com pudor, sentindo toda dor. Justiça nós faremos, meus queridos, quandos olhos dermos aos cegos, aos surdos ouvidos e aos mudos nossas bocas... E ao órfão uma mãe, um lar ao destelhado, um sorriso ao desgraçado, alfabeto ao iletrado, alegria ao infeliz, esperança aos muitos honestos nesta terra de homens vis. 
 
E no cumprimento desta nossa missão, meus queridos, é-nos vedado a deserção, é-nos vedado o fracasso e só nos resta a vitória. Meus queridos, o mundo nos cobrará por hoje aqui estarmos. Saimos de uma universidade ainda pública, sustentada pela sociedade miserável deste país. Assumimos hoje o dever de nos unirmos aos homems probos para com eles limparmos toda pestinência que recalcitra ao intectar esta malcinada República.
 
E prá terminar, meus queridos, eu vou fazer um pedido a vocês. Não abandonemos a ingenuidade, não abandonemos o sono impúbero. Meus queridos, quando olharmos ao espelho, vejamo-nos criança, lembremo-nos pequenos, quando tudo era grande.
 
E... eu sei que amanhã nós não teremos mais uns aos outros... mas isto não importa, porque o que importa é que nós levaremos estes 5 anos aqui dentro, meus queridos, em nossos corações, para que jamais nos esqueçamos do nosso mais importante dever nesta vida: sermos felizes.
 
Vivamos cada dia de um tal modo, meus queridos, que possamos daqui a muitos e muitos anos, quando chegarmos ao final desta longíqua jornada que se chama vida, olhar pra trás e poder dizer: Puxa! E não é que tudo valeu a pena!
 
Bom, senhoras e senhores, perdoem todo disparate, mas nessa noite é só o que tenho a dizer. Muito obrigado!

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.facebook.com/rodrigo.zimmermann.75 aqui está o orador