domingo, 27 de fevereiro de 2011

Aniversário

Hoje é o aniversário do Deputado Walter Alves. A foto acima foi tirada em dezembro de 2008 no gabinete de Presidência do Senado, quando eu (à esquerda) e Fernando Calmon, então presidente da ANADEP, fomos recebidos pelo então presidente da casa, Garibalde Alves (no centro). Estavamos em meio à batalha pela aprovação da hoje Lei Complementar nº 132/2009. O Deputado Walter Alves (à direita), aniversariante do dia, nos recebeu com muita atenção naquele dia. E aquela foi apenas uma das inúmeras vezes que o Deputado Walter Alves foi um amigo para a Defensoria Pública.

Antes mesmo da foto acima, quando a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte ainda possuía apenas dois Defensores Públicos, o Deputado Walter Alves abraçou a causa. Fez diversos pronunciamentos pedindo a posse dos aprovados no nosso concurso, apresentou requerimento para que a Assembléia Legislativa oficiasse a Governadora pedindo nossa posse, fez gestões nos bastidores...

Após nossa posse, que ocorreu em agosto de 2008, o Deputado Walter Alves foi essencial na aprovação do Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública (FUMADEP) e ainda apresentou uma proposta para praticamente dobrar o orçamento do órgão para 2009. Por estas e outras, o Deputado Walter Alves foi escolhido o parlamentar do ano em 2008.

Os orçamentos de 2010 e 2011 da Defensoria Pública também tiveram emendas da autoria do Deputado Walter Alves.

Em maio de 2009, o Deputado Walter Alves realizou uma histórica audiência pública sobre a Defensoria Pública. O Presidente da ANADEP André Castro prestigiou o evento, que contou com maciça participação da sociedade civil organizada, de Promotores de Justiça, Juízes de Direito, parlamentares, da população e, é claro, dos Defensores Públicos. Alguns dias depois da audiência pública, a Governadora sancionou o projeto que criou mais 60 cargos de Defensor Público e, pouco tempo depois, encaminou à Assembléia Legislativa um projeto de lei que viria a melhorar a remuneração dos Defensores.

Estes e outros motivos justificaram a homenagem feita ao Deputado Walter Alves, reconhecido no final de 2010 com "Parceiro da Defensoria Pública".

Seria um absurdo deixar passar esta data sem agradecer ao aniversariante por tudo que ele fez e vem fazendo pela Defensoria Pública, desejar-lhe felicidades e dizer-lhe que o povo sofrido do nosso Estado tem sido o principal beneficiário de seus esforços. Parabéns!!!

Nenhum comentário: