quinta-feira, 19 de maio de 2011

19 DE MAIO - DIA DO DEFENSOR PÚBLICO

Embora meu pai tenha gritado "eu já sabia" e a vocação talvez até já existisse (vide O que faz um bom exemplo...), tornei-me Defensor Público apenas em 2008.

Muita coisa aconteceu nestes quase três anos de batente.

Emocionei-me com a função antes mesmo de assumir o cargo (vide O Rio Grande do Norte, sua Defensoria e uma certa Maria - Um exemplo de como as coisas não devem ser); Bradei contra a injustiça social (veja notícia aqui); Participei apenas de um Congresso Nacional da Defensoria Pública, mas ele foi marcante para mim (saiba porque aqui e aqui); Fui a Brasília com colegas de todo o Brasil correr nas esteiras do Congresso para convencer nossos parlamentares a aprovar a hoje Lei Complementar nº 132/2009 (vide Cantando na Chuva - O pastor sem Ovelhas); Participei de uma audiência pública sobre nossa instituição (veja notícia aqui); e muito mais...

Apesar de trabalharmos em uma terrível proporção - cerca de 1 defensor para cada 80 mil habitantes - todos os membros da instituição se esforçaram além do que parecia ser possível para doar um pouco de si para a ver o crescimento da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

É graças ao suor e à desmedida dedicação de seus membros que a nossa instituição tem crescido e vem sendo reconhecida cada vez mais, fazendo-se sentir nos quatro cantos do Estado.

A classe jurídica tem reconhecido a competência dos Defensores, os Políticos têm percebido a importância da instituição, mas, principalmente, a população do Rio Grande do Norte tem sido beneficiada com mais acesso ao Judiciário e mais Justiça social.

Conseguimos a aprovação de uma melhoria salarial, a criação de mais 65 cargos, a posse de todos os aprovados, a eleição para o Conselho Superior, o reconhecimento da utilidade pública de nossa associação, a vinda do próximo Congresso Nacional para Natal/RN, a nomeação de uma Defensora Pública de carreira para o cargo de Defensora Pública Geral...

Ainda há muito a conseguir, muitas batalhas a perder e a ganhar, mas não tenho dúvida de que, com a qualidade e a dedicação de nosso quadro, chegaremos a ver um dia onde a Defensoria Pública será tudo aquilo que nós queremos que ela seja. O Rio Grande do Norte merece!

Parabéns a todos os Defensores do Estado e de todo o Brasil!

Feliz DIA DO DEFENSOR PÚBLICO!!!

Nenhum comentário: