sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Será que existe esta tal de homofobia?

Todos na sala ouviam atentamente o depoimento de uma das vítimas de um assalto. Um rapaz, tranquilo e eloquente, contava detalhadamente o ocorrido.

Vítima: Nós estávamos em uma festa e, de repente, senti alguém mexendo em meu bolso. Percebi que haviam levado minha carteira. O mesmo aconteceu com diversas pessoas. Uma das vítimas percebeu a ação e reagiu. Mas era um grupo grande e ele acabou sendo severamente espancado. Meu namorado luta artes marciais e ajudou o rapaz, evitando uma surra maior.

Ninguém na sala esboçou qualquer reação à revelação sobre a sexualidade do depoente.

Promotora de Justiça: E você sabe quem é Fulano de Tal?

V: É meu ex-namorado. Estava conosco e também teve bens subtraídos.

PJ: E Fulana de Tal?

V: Amiga nossa. Nós fomos à festa através dela e da namorada dela.

Com um sorriso constrangido, a vítima que até aqui falava com naturalidade acrescentou: era praticamente uma parada gay!!

Encerradas todas as perguntas, o depoente foi embora. Admito que fiquei impressionado com a segurança do depoente quanto à sua sexualidade e com a tranquilidade e naturalidade com que todos encararam o depoimento.

Lembrei de uma conversa que tinha tido pela manhã com outro juiz e outra promotora. Eu me queixava de nossa sociedade machista, homofóbica e racista. Eles retrucaram dizendo que não existia homofobia, que os gays estavam querendo passar leis para obter privilégios, que era praticamente uma ditadura gay, etc. Talvez, haja vista o ocorrido na audiência da tarde, eles tivessem razão?

A reflexão não durou 5 segundos após a saída do depoente da sala.

O Juiz disse: Isso não é natural!

Um Advogado falou: E vocês viram que ele fez questão de falar várias vezes no namorado? Ele queria chocar!

PJ: Isso não é de Deus! Deus fez Adão e Eva!

Visando evitar um constrangimento, resolvi alertar: Eu vou ficar calado, pois meu pensamento é diferente! Todos se entreolharam, mas não se intimidaram.

Uma Advogada falou: E eles agora querem até casar!

J: Do jeito que o Supremo está, vão acabar autorizando, embora a CF seja clara, fazendo questão de dizer "o casamento entre um homem e uma mulher".

Eu: Na verdade, o CNJ já determinou que todos os cartórios do Brasil realizem os casamentos homoafetivos. Até a minha conservadora PB já tinha decisões neste sentido!

J: Mas é um absurdo eles quererem obrigar agente a aceitar!

PJ: O mais absurdo que acho é eles quererem adotar! Imaginem só! Duas mulheres adotando um menino. Qual seria a figura masculina para ele?

Eu: Mas, doutora, e não existem mães solteiras? Qual a figura masculina aí?

PJ: Ah, mas aí tem um avô né?

Eu: E gay nasce de ovo? Não tem pai não?

Respirei fundo e levantei para ir embora, mas não resisti e acrescentei: Não vou dizer que já não pensei como vocês, pois fui criado na mesma sociedade racista, machista e homofóbica. Mas já faz um tempo que luto contra estes meus instintos sombrios. Ainda mais depois que me tornei Defensor Público. Não fica bem para alguém que tem entre suas atribuições a luta pela dignidade da pessoa humana ficar por aí destilando preconceitos.

Saí da sala e até imagino o rumo que a conversa tomou.

Nenhum comentário: