quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tribuna do Norte de 14/01/2010: "Brasil e a pobreza"



Segundo documento apresentado pelo Ipea, o Brasil encontra-se diante da oportunidade histórica de praticamente erradicar a pobreza extrema até 2016 e obter o menor índice de desigualdade de renda, desde que os registros começaram a ser feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1960. Para atingir esses resultados, o país precisa manter o ritmo de melhorias sociais, observado nos últimos cinco anos.



O estudo, intitulado “Pobreza, desigualdade e políticas públicas”, mostra que entre 2003 e 2008, a queda média anual na taxa nacional de pobreza extrema (até um quarto de salário mínimo per capita) foi de 2,1%. Já a queda média anual na taxa de pobreza absoluta (até meio salário mínimo per capita) foi de 3,1%.



Caso o desempenho do período 2003-2008 seja projetado para 2016, o Brasil chegará ao ano da Olimpíada no Rio de Janeiro com indicadores sociais próximos aos dos países desenvolvidos. Se em 2008 a taxa de pobreza absoluta era de 28,8%, em 2016 pode chegar a 4%. Da mesma forma, a pobreza extrema pode ser reduzida a 0%. Acabar definitivamente com a pobreza é um desafio que nem países altamente desenvolvidos conseguem superar. O Ipea aponta que o intervalo de 2003 a 2008 foi o melhor período de redução da pobreza no País.



Hotéis ganham linha de crédito



O presidente Lula e o ministro do Turismo, Luiz Barreto, assinaram o documento matriz de responsabilidade, ontem, em solenidade no Itamaraty entre o governo federal, prefeituras, governos estaduais e os clubes, cujos estádios sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Foi lançada na ocasião uma linha de crédito do BNDES, no valor de R$ 1 bilhão, para reforma, ampliação e construção de hotéis. Outra medida de estímulo à hotelaria, parceria entre o MTur, Ministério da Integração Nacional e bancos oficiais, é o aumento de prazos para pagamento dos financiamentos com recursos dos Fundos Constitucionais do Centro-Oeste (FCO), Norte (FNO) e Nordeste (FNE).



Inflação brasileira



O freio na inflação dos alimentos, por causa da crise mundial, ajudou a segurar o índice oficial da inflação brasileira que fechou 2009 em 4,31%, abaixo do centro da meta do governo. O resultado é o mais baixo desde 2006, quando o IPCA subiu 3,14%. A inflação ficou abaixo do índice de 2008 que fechou em 5,9%. Outros fatores determinantes para a redução na inflação foi o volume menor das exportações brasileiras aumentando a oferta de alimentos no mercado interno e a queda substancial do dólar.



Lançamento de livro



A historiadora Gracinha Soares lança o livro “Souvenir de Viagem”, hoje, às 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall. Segundo a autora, não se trata de um trabalho científico, mas uma obra despretensiosa com dicas, curiosidades, música e gastronomia para viajantes e amigos. O trabalho é a ampliação de um roteiro de viagem feito por ela em 2005, percorrendo seis países: Alemanha, Portugal, Espanha, Áustria, Itália e França. Nascida em Ceará-Mirim, a autora graduou-se em História pela UFRN, onde, em 1980 ingressou por concurso, assumindo as disciplinas História Moderna e Contemporânea nos cursos de História e Estudos Sociais, aposentando-se em 1999. A escritora publicou seu primeiro livro “Escritos Noturnos e Diurnos”, em 2004.



Brasil perde uma personalidade



A morte de D. Zilda Arns, no Haiti, deixa milhões de pessoas que receberam e aqueles que ainda recebem os benefícios de seu trabalho pastoral, chocados. Tive o prazer de entrevistar D. Zilda Arns para a TRIBUNA DO NORTE, durante sua participação em Natal, em um seminário nacional sobre apoio à crianças recém-nascidas. Senti sua personalidade forte e o bom de sua alma caridosa na simplicidade de suas palavras e de seus gestos. Pessoas com o calibre de D. Zilda, se conta nos dedos em nosso País. O que encontramos por aí, aos montes, são os iníquos, gananciosos e corruptos.



Defensoria ganha equipamentos



A governadora Wilma de Faria entrega na próxima sexta-feira, em solenidade marcada para às 9h, na sede da Defensoria Pública, oito veículos, entre eles uma van que irá possibilitar a ação itinerante da Defensoria, móveis que equiparão a sede e demais municípios onde a instituição já está presente, além de material de informática (incluindo 38 notebooks para os novos defensores) e computadores e impressoras.



Petrobras garante bolsas



A Petrobras assinou dois convênios com instituições de ensino com o objetivo de impulsionar a formação de profissionais para o setor de petróleo, gás, energia e biocombustíveis. A iniciativa beneficiará, a princípio, duas instituições de nível técnico – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IF-RN) – e uma de nível superior – a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os convênios vão garantir bolsas de estudos para milhares de alunos, assegurando para aqueles que passam por muitas dificuldades, a conclusão de seus estudos e chegar ao mercado de trabalho.



Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário: