segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DCI em 24/10/2010: "Comunidade do Rio recebe mutirão para formalizar posse"

RIO DE JANEIRO - Cerca de 50 famílias da Ladeira dos Tabajaras, comunidade da zona sul do Rio, fizeram no último sábado (23) gratuitamente o registro de posse de seus imóveis. A iniciativa faz parte do mutirão realizado pelo Instituto Novo Brasil pelo Carimbo Solidário em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio e com seis ofícios de Registro de Títulos e Documentos do município.  

De acordo com Sônia Andrade, responsável pelo projeto, a retirada desse documento, que custa em média R$ 150, pode facilitar a obtenção de empréstimos ou a conquista de um emprego. “O projeto existe para ajudar as pessoas em dificuldades a viver com mais dignidade e cidadania, trazendo a situação da moradia para a formalidade. O documento é útil em várias situações como, por exemplo, para arrumar um emprego ou fazer empréstimos. Sem ele é difícil provar a residência”, afirmou.

O mutirão teve início em 2006 e já atendeu cerca de 4,5 mil famílias. Desde o início deste ano, o mutirão também visitou as comunidades do Complexo do Alemão, na zona norte, e do Canal do Anil, na zona oeste. Uma nova ação está prevista para novembro, mas a comunidade que vai receber o mutirão ainda não foi definida. 

Fonte: DCI.

Nenhum comentário: