quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Diário do Grande ABC em 05/10/2010: "Defensoria Pública realiza mutirão com detentas"

São Paulo

A Defensoria Pública de São Paulo, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, realiza a partir deste mês um mutirão de atendimento a todas as mulheres presas - provisórias e definitivas - nos estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo. A estimativa é de que, em um ano de trabalho, as 11 mil mulheres hoje encarceradas, tenham recebido a visita de Defensores Públicos que prestarão assistência jurídica integral e gratuita.

Além de orientação e assistência jurídica, os Defensores irão aplicar questionários durante as entrevistas pessoais. O objetivo é colher informações sobre a realidade prisional feminina no estado. A partir dos dados coletados, serão traçadas estratégias de atuação para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres. A iniciativa é inédita no Brasil.

"Nós pretendemos que o mutirão sirva para mudar de fato a realidade dessas mulheres. Então sempre que for necessário, vamos apresentar em juízo um pedido de benefício, seja a progressão de regime, seja a liberdade. Esse é um direito da pessoa recolhida", afirma o 1º Subdefensor Público Geral do Estado, Davi Depiné Filho.

De acordo com dados do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) de 2006, as mulheres representam cerca de 5% da população encarcerada no território nacional. Para o Defensor Público, Geraldo Sanches, do Núcleo de Situação Carcerária da Defensoria de São Paulo, apesar de estarem em número inferior em relação aos homens, são as mulheres quem mais sofrem no sistema prisional. "Os presídios não foram construídos para abrigar mulheres e há muitas irregularidades. Este trabalho servirá também para tentar diminuir esses problemas".

Nos primeiros seis meses do projeto, 78 Defensores Públicos irão visitar 37 unidades prisionais femininas do Estado de São Paulo. Nos seis meses seguintes, outros 49 estabelecimentos também serão visitados. A primeira visita será para apresentação do mutirão, dos Defensores Públicos e aplicação do questionário para identificar as condições de saúde das mulheres presas, sua situação sócio-econômica e as condições de aprisionamento em que vivem. Na segunda o Defensor explicará para as mulheres o que foi feito em relação à sua situação prisional (quais pedidos foram feitos e o encaminhamento que lhes foi dado). Todas as unidades da Defensoria Pública de São Paulo estão envolvidas no projeto e haverá pelo menos dois defensores de cada uma delas participando do projeto.
 

Nenhum comentário: