terça-feira, 23 de novembro de 2010

Legis Brasil em 04/11/2010: "Defensoria Pública do Ceará firma convênio com Universidade Nacional de Lomas de Zamora"

Defensores poderão cursar Doutorado em uma das Instituições de ensino mais conceituadas da Argentina

A Defensoria Pública do Estado do Ceará inova mais uma vez em prol da qualificação profissional dos seus Defensores Públicos. A partir da quarta-feira, 20 de outubro, a DPGE/CE se tornou a primeira Defensoria Pública do Nordeste a firmar convênio com a Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Buenos Aires – Argentina), e com este proporcionar que os Defensores Públicos do Ceará possam cursar o Doutorado em uma das mais conceituadas instituições de ensino da Argentina.
Entre todas as Defensorias Públicas dos Estados, apenas a do Rio de Janeiro mantém convênio com a Instituição.

O convênio, facilitado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Avançados (IBEA), foi assinado pelo Decano da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Lucas Liendro Kapustik, na presença do Secretário Executivo da DPGE, Defensor Vicente Alfeu, e do Assessor Institucional, Defensor Samuel Marques. Ainda durante a passagem pela Argentina, os Defensores Públicos aproveitaram a ocasião para conhecer as instalações da Universidade.

A Defensoria Geral já vinha buscando novas oportunidades para capacitar os Defensores Públicos do Ceará. Palestras, Seminários, Mini-cursos, Encontros, custeio de participação em Congressos são apenas alguns dos incentivos para aperfeiçoar, cada vez mais, os Defensores Públicos. Além disso, a DPGE também possui convênio com Instituições de Ensino Superior na capital para oportunizar aos Defensores a sua participação em cursos de Especialização e Mestrado.

Agora, com esta parceria com a UNLZ, os Defensores poderão cursar Doutorado. As aulas serão ministradas nos meses de janeiro e julho de 2011, divididas em quatro módulos, cada um com duração de quinze dias.
 
De acordo com o programa de estudos do Doutorado, todos os alunos irão cursar cinco disciplinas básicas. Posteriormente, irão escolher uma área de concentração entre Direito Público, Privado, Penal e Direitos Humanos.

A Faculdade Nacional de Direito da Universidade de Lomas de Zamora é uma das Instituições Públicas de ensino mais conceituadas da Argentina, contando com uma das maiores bibliotecas jurídicas do país, que ficará a disposição dos doutorandos brasileiros matriculados.

No próximo dia 8 de novembro, às 15h, representantes do IBEA anteciparão a 3ª etapa do Ciclo de Palestras do Centro de Estudos Jurídicos e Aperfeiçoamento Funcional (CEJ), esclarecendo como funciona o curso de Doutorado. Todos os Defensores Públicos estão convidados para a apresentação que acontecerá no Auditório Defensor Público Jesus Xavier de Brito. Mais informações pelo telefone (85) 3101.3424. 

Fonte: Legis Brasil.

Nenhum comentário: