quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RJ - O Dia on line em 08/11/2010: "'Jovem Aprendiz' dá oportunidade de ressocialização aos adolescentes no Degase"

A reinserção na sociedade através do trabalho faz parte da nova realidade de 60 adolescentes do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). Durante dois anos, jovens de 16 a 22 anos terão a oportunidade de recomeçar a vida como funcionários da Cedae. O governador Sérgio Cabral e a primeira-dama e presidente de honra do Riosolidário - Obra Social do Rio de Janeiro, Adriana Ancelmo Cabral, deram as boas-vindas aos adolescentes do programa Jovem Aprendiz nesta segunda-feira, na cerimônia de contratação que aconteceu no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

"Estou muito feliz de estar celebrando uma parceria tão bonita e ver o Riosolidário fazendo mais esse gol de placa, de maneira inteligente e articulada. Toda a equipe se uniu para fazer o bem. Avançamos muito em relação à melhoria de condições do Degase, mas temos muitos desafios pela frente. É importante melhorar as instalações do departamento e, ao mesmo tempo, dar conteúdo para que possamos oferecer às meninas e meninos que ali chegam um momento de alternativa para a mudança de rumos de suas vidas", ressaltou Sérgio Cabral.

A segunda turma do Jovem Aprendiz, inserido no projeto de responsabilidade social da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) em parceria com o Riosolidário, é capacitada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para atuar nas áreas de administração, contabilidade, finanças, informática e comércio. Os jovens, que estão em regime de semiliberdade, receberão um salário de R$ 410, auxílio-refeição, vale-transporte, FGTS, férias, 13º salário, contagem de tempo de serviço para efeito de INSS e seguro de vida. A jornada de trabalho será de seis horas diárias.

"Esses jovens recebem treinamento, aprendem uma profissão e ganham seus salários com dignidade. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos colabora para formar cidadãos, formar profissionais capazes. Queremos afastar os adolescentes de qualquer atividade ilícita. Muitos ex-menores infratores e jovens carentes não conseguem o primeiro emprego. A Cedae, junto com o Governo do Estado, está dando esse exemplo. Todos os jovens que trabalham com a companhia têm tido desempenhos fantásticos", destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O programa Jovem Aprendiz com ex-menores infratores foi adotado como prática pioneira de política social em novembro do ano passado. Já são 130 beneficiados. O próximo passo, de acordo com o governador, é ampliar a ação junto a empresas privadas e prestadores de serviços do governo estadual. A exemplo da Defensoria Pública Geral, que ofereceu mais 50 vagas para os jovens aprendizes, Cabral planeja levar para o programa instituições parceiras do Estado. A ideia é selecionar também adolescentes de comunidades carentes.

"No Degase, os jovens têm instrumentos para que possam sair do órgão com uma perspectiva de trabalho. No departamento, há uma série de empresas formando meninos e meninas. É uma alegria poder dar uma oportunidade a um jovem de uma comunidade carente ou a um adolescente que cometeu alguma infração penal. Nesse projeto, temos esses dois tipos de jovens, e ambos não tinham chances. Resgatar isso, permitindo que tenham um bom emprego, é um sonho para eles. Por isso, precisamos ampliar essa ação", garantiu o governador. 

Fonte: O Dia on line.

Nenhum comentário: